oxima - définition. Qu'est-ce que oxima
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

Qu'est-ce (qui) est oxima - définition

COMPOSTO ORGÂNICO
Oximação; Oximas

oxima         
(cs) sf Quím Cada um de uma classe de compostos obtidos principalmente pela ação de hidroxilamina sobre aldeídos e cetonas, caracterizados pelo agrupamento >C=NOH, no qual o grupo isonitroso substitui o oxigênio do grupo de carbonilo.
oxima      
/cs/ s.f. -quím classe de compostos que resultam da condensação de aldeído ou cetona com hidroxilamina
-etim ox(i/o)- + -ima
Amami Ōshima         
Amami Oshima; Amami Oxima
; Amami: }} é uma das Ilhas Satsunan e a maior ilha do arquipélago Amami, entre Kyushu e Okinawa,Teikoku's Complete Atlas of Japan, Teikoku-Shoin Co., Ltd.

Wikipédia

Oxima

Uma oxima é uma classe de compostos orgânicos cuja fórmula geral é RR'C=NOH, onde R é um grupo organila (R ≠ H) e R' pode ser um hidrogênio (grupo hidro, R' = H) ou um grupo organila (R' ≠ H). Uma oxima é o resultado da condensação da hidroxilamina com um aldeído (sendo então chamada aldoxima) ou uma cetona (neste caso, denominada cetoxima).

O termo "oxima" data do século XIX, possivelmente da contração das palavras oxigênio e imina.

Igualmente à ligação dupla dos alquenos, também aqui existe isomeria cis-trans (Z/E), quando os substituintes R e R' são diferentes. A estabilidade relativa de um isômero comparado ao outro é de se esperar que siga os mesmo critérios que para os alquenos.

As oximas são habitualmente sólidos cristalinos que, historicamente, antes da aparição dos métodos espectroscópicos, foram usadas para separar e caracterizar compostos que contivessem a função carbonilo, aldeídos e cetonas, como por exemplo monossacarídeos.